Imagem capa - Dicas para ensaio Fotografico de casamento por Marcelo Sousa Fotografias
Dicas

Dicas para ensaio Fotografico de casamento


Dicas para o ENSAIO


CHEGOU A HORA! de fazer lindas fotos, então vamos dar algumas dicas sobre o ensaio, lembre que são DICAS, por isso... o precisamos seguir a risca, no entanto ajudará no resultado


Maquiagem 


"A beleza é o acordo entre o conteúdo e a forma."   HENRIK IBSEN 


A preparação para o ensaio começa com um make-up bacana, por isso recomendamos que você visite o seu profissional preferido. 


Muitas meninas tem dúvidas sobre a maquiagem, a nossa recomendação é que você opte pela naturalidade, sem excessos, com a sua pitada de gosto pessoal. Um ensaio diurno não pede maquiagem muito carregada, mas um olho bem delineado e um batonzinho ajudam a destacar sua beleza. Não esqueça de levar junto o batom utilizado, para eventuais retoques.


Lembre-se de disfarçar cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc. O tratamento em Photoshop pode deixar as feições artificiais, então, caso você não esteja satisfeita com a maquiagem, sugerimos que refaça a seu gosto.


A naturalidade é o estilo que buscamos. Não se trata de um ensaio publicitário, então relaxe, vamos deixar vocês lindos, com uma lembrança divertida dessa bela fase da vida dos dois.


Para as meninas: Unhas dos pés e das mãos bem feitas garantem belos closes.

O cabelo também pode seguir a linha do mais natural possível, começando solto (se você quiser) e prendendo de diferentes formas durante o ensaio. Não aconselhamos testes de cortes, penteados ou tinturas especiais para o ensaio, pois eventuais problemas, podem afetar o agendamento das fotos


Looks


"A moda sai de moda, o estilo jamais."   COCO CHANEL 

Chegou a hora de escolher as roupas que serão utilizadas no ensaio. Como a nossa conexão é essencial, é importante salientar que muitas trocas de roupas (mais de 3 looks) podem atrapalhar o “timing” do ensaio e prejudicar o resultado. Temos certeza que o amor que existe entre vocês é muito mais bonito do que qualquer roupa do mundo. 


Aconselhamos vocês a separarem os looks com calma (um dia antes do ensaio) e levá-los já montados (acessórios, roupas e sapatos combinando) pois isso facilita a organização e seleção dos cenários (que podem ser definidos de acordo com os looks).


Noiva, aproveite pra dar uma forcinha pro seu noivo escolher as roupas dele, para harmonizarem com as suas. ;)


Escolham 2 ou 3 looks diferenciados, que casem entre si e, principalmente, que tenham a sua cara, deixando-os à vontade.


Venham com o primeiro look já vestido e tragam um sapato confortável para deslocarem-se até o cenário ideal. Recomendamos que comecem com um look mais despojado e deixem o mais formal para o final do ensaio.

Os sapatos devem estar de acordo com as roupas e acessórios (brincos, anéis, pulseiras e etc). Noivo, não esqueça do cinto.

Levem somente o que forem utilizar, com algumas (poucas) variações de cores (se tiverem).

Não se preocupem demais com as roupas, elas são somente complementos para sua bela história de amor.


E as cores?


Existem cores que, se usadas em conjunto, dão harmonia e equilíbrio para uma fotografia, elas são cores que se complementam e descobrimos isso analisando o círculo cromático:


Algumas combinações básicas e que você já deve ter visto bastante são amarelo com roxo e vermelho com verde. Essas cores são opostas no círculo cromático, e uma cor quente complementa  uma  cor  fria.  Usar  duas  cores  opostas  (complementares)  é  quase  sempre garantia de uma boa foto!


Várias outras combinações funcionam tão bem quanto essas, como cores próximas entre si na escala, tríades… e o seu bom senso. Cores pastéis normalmente combinam bastante entre si independentemente do tom, por exemplo.


Locação


"As paisagens encantam, mas o coração ainda é o lugar mais bonito para se admirar."    FLAVIANE PERILLO

 

Um bom fotógrafo não é refém da locação, então saiba que o local do ensaio não é o mais importante, pois será apenas o plano de fundo para sua bela história de amor e cumplicidade, contada através das imagens.


Fotografamos em QUALQUER local, ele só precisa ser importante para vocês 


Durma bem na noite anterior ao ensaio (para evitar olheiras) e providencie protetor solar, boné/chapéu e repelente para insetos. Você não tem ideia da quantidade de mosquitos que encontramos nos interiores por aí.


Recomendamos que o casal escolha um único local de sua preferência. Não caia na armadilha de ficar mais tempo no carro que fotografando.


Nossos ensaios normalmente são realizados ao ar livre, porém uma locação interna (casarão, museu, bar, caverna) também pode ser uma boa pedida para um complemento.


Caso seja necessária autorização para fotografar no local escolhido, ela deve ser providenciada pelo próprio casal, previamente.


Cuidado com rios, o acesso à água costuma ser difícil e normalmente eles são mal iluminados. Se o rio ou a cachoeira forem muito bonitos, podemos também utilizar como plano de fundo, sem entrar na água.



Detalhes


"A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar." 

ARNOLD NEWMANN 


Sim, nós sabemos que vocês não posam para ensaios toda hora, então vamos relembrar umas coisinhas importantes. ;) 


Para os looks, prefiram roupas com cores mais neutras ou, então, com cores sólidas que se complementem. Não é legal usar roupas muito estampadas. Vistam-se como se sentirem bem.


É importante chegarmos na locação e clicarmos lá e nos arredores, para não desperdiçarmos tempo precioso de ensaio nos deslocando. Iremos clicar em até 3 lugares, sendo todos próximos do cenário principal ou no caminho.


Não esqueça de beber bastante água no dia anterior para contribuir na hidratação da pele. Sabe aquela feijoada com os amigos? Não seria o mais recomendado pra fazer na véspera do ensaio...


Cuidado com itens cênicos (letreiros, balões, chapéus, suspensórios, etc) pois o exagero na sua utilização pode poluir as imagens (e eles podem acabar chamando mais atenção do que o casal). Procuramos montar composições e luzes marcantes e complexas, isso limita a utilização desse tipo de acessório.


Amamos mascotes e bichinhos de estimação, porque eles dão um toque especial e inusitado para as composições, porém, se optar por levá-los, lembre-se de levar alguém para tomar conta deles no decorrer do ensaio. Leve também um pouco de ração e um pote para água.


Uma Dica


 

"Casamento não é um nome, é um verbo. Não é algo que você tem. É algo que você faz. É a forma como você ama o seu parceiro a cada dia."   BARBARA DE ANGELIS


Não se apegue a referências de trabalhos de outros profissionais.


Aquela foto hipster encontrada no Pinterest pode até ser bonita, mas trabalhos artísticos tem leitura e execução únicas, então vamos criar algo novo, inédito, com a cara de vocês


A nossa meta é criar algo só de vocês, que possa emocionar gerações e relembrar estes dias maravilhosos

Sinta-se à vontade para seguir o que parecer legal para você.

  

Agora é só confiar na nossa equipe de fotógrafos e curtir o ensaio!


Nosso compromisso é proporcionar uma experiência agradável e divertida pra vocês, de forma que nunca mais esqueçam esse dia incrível. 

 

E aí? Bora brincar e curtir essa experiência juntos? 

 

Soltem-se e depois confiram o resultado. Tenho certeza que vocês vão adorar! 


Até lá



Extraido do "Manual_do_Super_Ensaio por Eduardo Vanassi"